Home Blog Guias 10 lugares para ver o Rio de Janeiro de cima
10 lugares para ver o Rio de Janeiro de cima

10 lugares para ver o Rio de Janeiro de cima

O Rio de Janeiro visto de cima é de tirar o fôlego. Saiba onde você pode ir para ver a Cidade Maravilhosa de outro ângulo.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais bonitas do mundo e disso não há dúvidas.

Fundada em 1565, a capital carioca já foi também capital do Brasil e do antigo Estado da Guanabara. Com mais de 400 anos de história, o Rio é visitado por milhões de turistas todos os anos que chegam à cidade em busca das suas belezas naturais, monumentos e prédios históricos e pessoas amáveis.

Neste post, vamos além do roteiro tradicional pelas ruas e praias cariocas para te mostrar 10 lugares para ver o Rio de Janeiro de cima.

Pão de Açucar

O icônico Pão de Açúcar é uma das paradas obrigatórias para qualquer turista que vá ao Rio de Janeiro. O morro é um dos cartões postais da cidade e o bondinho é um dos clássicos lugares para ver o Rio de Janeiro de cima.

Inaugurado em 1912, o sistema de teleférico foi substituído em 1972 por uma versão mais moderna. Em 1973, o conjunto dos morros da Urca, Pão de Açúcar, Cara de Cão e Babilônia foi tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico nacional.

O parque turístico Bondinho Pão de Açúcar conta com uma série de experiências incríveis para aproveitar o melhor da cidade: passeios de natureza, shows, lojas e restaurantes, sempre com uma vista deslumbrante do Rio de Janeiro.

Do alto dos 396 metros acima do nível do mar, no Pão de Açúcar você consegue ver as principais praias da zona sul, o skyline da cidade, toda a Baía de Guanabara e outros pontos de interesse.

A experiência no Pão de Açúcar fica completa com as 3 rotas criadas para contar melhor a história do bondinho e a sua relação com a cidade e as pessoas. Além disso, o local oferece acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, não tem restrição de idade para os visitantes e é super democrático.

Funcionamento:

O parque funciona todos os dias das 10 às 19h com entrada de visitantes até às 18h. Os bondes saem com intervalos de 20 minutos e a capacidade das cabines é de 65 passageiros (reduzida para 42 devido às regras de segurança sanitária para prevenção à covid-19).

Como chegar?

Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: para chegar ao Pão de Açúcar, pegue a linha 1 ou 2 do metrô até a estação Botafogo. De lá, pegue o ônibus da integração 513 Botafogo x Urca.

Curiosidade:

Você sabia que o bondinho do Pão de Açúcar é o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro criado no mundo?

Corcovado / Cristo Redentor

Inaugurado a 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno e precisa fazer parte da sua lista de Lugares para ver o Rio de Janeiro de cima. É inexplicável a sensação de estar aos pés do Cristo, no alto do Morro do Corcovado!

A ideia de construir o monumento nasceu em 1859 e começou a se concretizar em 1922, quando do centenário da Independência. A estátua, construída no Brasil no estilo art déco, teve suas mãos e cabeça feitas na França.

Do alto dos seus 709 metros acima do nível do mar, o Cristo Redentor recebe cerca de 2 milhões de turistas todo ano, em busca da incrível experiência de ver o Rio de Janeiro de cima, aos pés de um dos maiores ícones da cultura brasileira.

Funcionamento:

O Cristo Redentor abre todos os dias das 12h às 18h. O horário de funcionamento dos pontos de embarque das vans do Corcovado (e das suas bilheterias) pode variar. No Largo do Machado e Praça do Lido (Copacabana), as bilheterias funcionam de 8h às 14h e no Centro de Visitantes Paineiras o horário é das 8h às 15h, todos os dias.

Como chegar?

Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: as linhas 1, 2 e 4 deixam na estação do Largo do Machado. De lá, siga até a Praça do Lido e procure pelas vans do Parque Nacional da Tijuca. Ou pegue o ônibus de integração em direção ao Cosme Velho e desça em frente à Igreja de São Judas Tadeu. Dali, pegue uma das vans oficiais ou o Trem do Corcovado para chegar até lá.

Curiosidade:

A estátua do Cristo Redentor tem 30 metros de altura, 8 metros de pedestal e seus braços se estendem por 28 metros. A construção é feita de concreto armado e pedra sabão. Mesmo sendo uma das 7 maravilhas do mundo, o Cristo Redentor é apenas a quarta maior escultura que representa Jesus Cristo no mundo inteiro.

Mirante Dona Marta

Ainda dentro do Parque Nacional da Tijuca, outro lugar para ver o Rio de Janeiro de cima é o Mirante Dona Marta.

Logo abaixo do Cristo Redentor, o Mirante pode ser acessado de carro, ônibus, bicicleta ou mesmo a pé. Também é possível chegar até lá de trem pela Estrada de Ferro do Corcovado.

O Mirante está a 360 metros acima do nível do mar e de lá se pode ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara, a Lagoa Rodrigo de Freitas e até o Maracanã.

Funcionamento:

O mirante está aberto todos os dias das 8h às 17h.

Como chegar?

Ladeira dos Guararapes – Cosme Velho, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: Largo do Machado (linhas 1, 2 ou 4). Para ir a pé, o acesso se dá pelo Morro Dona Marta. Atenção! É mais seguro fazer a trilha a pé com um guia que conheça o caminho. Para chegar até lá de carro, basta seguir pelo Cosme Velho na Ladeira dos Guararapes em direção ao Corcovado e acompanhar as placas para o Mirante

Parque das Ruínas

Antiga moradia de Laurinda Santos Lobo, uma das maiores mecenas das artes do Rio de Janeiro, o espaço que hoje conhecemos como Parque das Ruínas era palco de saraus com artistas como Tarsila do Amaral, João do Rio e Heitor Villa Lobos.

Reformado em 1996 com projeto dos arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes, o Parque das Ruínas é uma jóia no alto das tradicionais ladeiras de Santa Tereza.

Um dos melhores lugares para ver o Rio de Janeiro de cima, a vista do Parque das Ruínas contempla todo o centro histórico da capital, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara além do skyline de Niterói.

Funcionamento:

O Parque das Ruínas está aberto de terça a domingo, das 8h às 18h.

Como chegar?

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: Estação da Carioca. Você pode subir até o Largo do Curvelo no Bondinho de Santa Teresa, do ladinho do Parque das Ruínas. Outra opção a partir da Carioca é o ônibus linha 014.

Vista Chinesa

Construído entre 1902 e 1906, o mirante da Vista Chinesa é um clássico do Rio de Janeiro. A estrutura é um pagode, um tipo de coreto construído no estilo oriental em homenagem aos chineses que levaram a cultura dos chás para o Brasil no século XIX.

A paisagem da Vista Chinesa contempla a Lagoa Rodrigo de Freitas, toda a zona sul da cidade, a Baía de Guanabara e até os morros da Região Oceânica de Niterói.

Funcionamento:

A visita é permitida das 8h às 17h diariamente.

Como chegar?

Estrada Dona Castorina, S/N – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro.
Estação de metrô mais próxima: A Vista Chinesa fica no Alto da Boa Vista, no Horto. Todos os meios de transporte público deixam a uma certa distância e o restante do caminho precisa ser feito a pé. É indicado seguir até lá de transporte particular.

Pedra Bonita

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, entre a Pedra da Gávea e a Zona Oeste (Barra da Tijuca e São Conrado), a Pedra Bonita faz jus ao seu nome.

Do alto dos seus 693 metros de altura e ao fim de cerca de 40 minutos de caminhada num percurso leve, se pode ver a Pedra da Gávea, as praias da Zona Sul e também as da Zona Oeste, o Morro Dois Irmãos e a Floresta da Tijuca.

A Pedra Bonita também conta com uma pista de voo livre. Imagina saltar de parapente ou asa delta lá de cima?

Como chegar?

Estrada da Pedra Bonita – São Conrado, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: Para ir de transporte público até a Pedra Bonita, pegue o ônibus 448. Veja no Google Maps ou no Moovit como chegar a partir da sua localização.

Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos faz parte da paisagem da Zona Sul e é um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Com seus 533 metros de altitude, é mais alto que o Pão de Açúcar e mais baixo que o Corcovado. Você sabia que existe uma trilha até o topo do Dois Irmãos e que a vista lá de cima é incrível?

A trilha, que começa no morro do Vidigal, é considerada leve, tem cerca de 1,5 km e pode ser feita em 40 minutos. Procure um guia local para ter a melhor experiência na subida.

Chegando ao topo do Morro Dois Irmãos você terá uma vista privilegiada da Zona Sul do Rio e de toda a Baía de Guanabara, inclusive a cadeia de montanhas de Niterói, Itaipuaçu e Maricá.

Como chegar?

Av. Niemeyer, Campo de Futebol na Vila Olímpica do Vidigal – São Conrado/Leblon, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: a estação mais próxima fica no Leblon, é a Antero de Quental. Dali, o ônibus 525 deixa na entrada do Vidigal. Para subir até o início da trilha, você pode ir de moto-táxi por cerca de R$10.

Mirante do Arvrão

O Mirante do Arvrão é um hotel exclusivo com apenas 8 suítes e também conta com bar e restaurante próprios. Fica localizado no alto do Morro do Vidigal.

Como chegar?

Rua Armando Almeida Lima, 8 – Vidigal, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: não há metrô até o Vidigal. A estação mais próxima fica no Leblon. O Mirante do Arvrão oferece serviço de transfer a partir desse bairro. Outras alternativas são kombis e moto-táxis dentro do Vidigal.

Mirante do Pasmado

Um lugar fora do óbvio para ver o Rio de cima é o Mirante do Pasmado, totalmente reflorestado a partir de 1965.

Um refúgio em Botafogo que, justamente por não ser muito alto, garante uma vista bem próxima da praia e do bairro de Botafogo. Além disso, tem uma vista privilegiada do Pão de Açúcar.

Como chegar?

Parque Yitzhak Rabin, entrada pela Rua General Severiano – Botafogo, Rio de Janeiro
Estação de metrô mais próxima: a estação mais próxima da entrada para o Mirante do Pasmado é a Estação Botafogo. De lá, não há nenhum outro transporte público até o topo.

Parque da Cidade – Niterói

Dizem que o melhor de Niterói é a vista para o Rio. Quem conhece a cidade sabe que isso não é verdade. Mas é verdade que Niterói tem a melhor vista para o Rio, sim. Afinal de contas, é como estar de camarote vendo o skyline da Cidade Maravilhosa.

Estando fora da capital carioca, o Parque da Cidade, em Niterói, é o lugar ideal para ver o Rio de Janeiro de cima. Além da vista maravilhosa, o maior atrativo é o pôr do sol. Aproveite para fazer uma das várias trilhas que o Parque oferece e termine o dia assistindo ao belo espetáculo do entardecer.

Como chegar?

Estrada da Viração, S/N – Charitas, Niterói
Estação de metrô mais próxima: em Niterói não há metrô. Você pode ir de metrô até a Estação da Carioca, andar até a Praça XV para pegar as Barcas até a estação Araribóia em Niterói. De lá, um ônibus das linhas 17, 32, 33 ou 62 até a Praia de São Francisco. O restante do caminho pode ser feito a pé ou de carro.


Conclusão, anote os principais lugares para ver o Rio de Janeiro de cima:

  • Pão de Açúcar
  • Corcovado
  • Mirante Dona Marta
  • Parque das Ruínas
  • Vista Chinesa
  • Pedra Bonita
  • Morro Dois Irmãos
  • Mirante do Arvrão
  • Mirante do Pasmado
  • Parque da Cidade – Niterói

Confira a publicação original em Visita.ai

Add comment

Sign up to receive the latest
updates and news

© 2023 Artelab.com.br